Reproduzir vídeo

Residência artística

A chamada de projetos prevista no projeto Organicidades selecionou três (03) artistas residentes em Franco da Rocha: Pedro Quintanilha, Brian Chalega e Silvia Sapucaia. Os artistas inscreveram projetos nas linguagens de desenho, pintura e instalação com temáticas que envolviam a sua relação com a cidade. A residência artística Organicidades teve duração de dez (10) dias e foi realizada em um ateliê  criado na Casa de Cultura Marielle Franco no centro de Franco da Rocha, reunindo os artistas organizadores e os artistas convidados. As atividades de produção artística foram realizadas diariamente, e grande parte das pesquisas e obras foram feitas no local, assim como encontros de orientação dos artistas convidados. 

Durante a residência, os artistas realizaram interferências pontuais em espaços públicos de Franco da Rocha, tais como caminhadas de reconhecimento e intervenções híbridas (escuta, colheita botânica, entre outras), como parte de suas pesquisas em campo e de forma a estreitar relações com a cidade, cotidiano e público local. Também foram realizados exercícios e intercâmbio de técnicas, como aulas de gravura, desenho livre e aquarela. 

As obras realizadas na residência artística Organicidades foram apresentadas na exposição Organicidades : Travessias por Franco da Rocha, realizada no Centro Cultural Newton Gomes de Sá do dia 14 de setembro a 14 de outubro de 2019. A exposição reuniu 12 conjuntos de obras realizadas pelos artistas: Cris Proença, Edmar Almeida, Isabel Bei, Marcelo Bressanin, Marilia Vasconcellos, Douglas Scotti, Brian Chalega, Silvia Sapucaia e Pedro Quintanilha.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Inscrição

Residência Artística Organicidades

Dias
Horas
Minutos
Segundos

O encontro dos artistas Cris Proença, Edmar Almeida, Isabel Bei, Marcelo Bressanin e Marilia Vasconcellos, organizadores do projeto, se deu com a residência artística do Festival Soy Loco por ti Juquery, em 2018. Naquele contexto surgiram interesses em comum e o desejo de desenvolver uma investigação artística colaborativa e interdisciplinar. Em Organicidades, projeto contemplado com o segundo lugar no Edital de Fomento à Cultura de Franco da Rocha, o grupo encontra uma oportunidade, em parceria com Douglas Scotti, para concretizar esse desejo, expandindo suas investigações para além dos portões do Complexo Hospitalar do Juquery e alcançando a cidade de Franco da Rocha. Para tanto, propõe-se uma pesquisa artística coletiva dos 5 artistas integrada à investigação de outros 3 artistas de Franco da Rocha. Neste sentido, a cidade é explorada em suas tessituras urbanas, sociais e simbólicas, numa investigação das diversas camadas que a compõem, e passa a ser experienciada não como suporte para a realização de um trabalho, mas sim como sua matéria.

Organicidades selecionará três (03) artistas maiores de dezoito (18) anos e residentes em Franco da Rocha e região ( Francisco Morato, Caieiras, Mairiporã, Cajamar e Perus) . Os artistas poderão inscrever um (01) projeto nas linguagens de desenho, pintura, fotografia, gravura, performance, vídeo, instalação, música e arte sonora de artistas em qualquer estágio de carreira.

A residência artística Organicidades terá duração de dez (10) dias, reunindo os artistas organizadores e os artistas convidados. As atividades de produção artística serão realizadas diariamente em horários flexíveis definidos diretamente com os artistas. Os candidatos deverão declarar disponibilidade para frequentar a residência artística e contarão com espaço de trabalho (ateliê coletivo), orientação dos artistas organizadores do projeto e uma verba de R$500,00 (quinhentos reais, valor bruto) para a produção de suas ações, além de alimentação ao longo dos horários da residência.  Durante a residência, os artistas organizadores e convidados poderão realizar interferências pontuais em espaços públicos de Franco da Rocha. Ao final do processo de residência, as obras realizadas e/ou seus registros de processo serão apresentados em uma exposição. Todos os artistas em residência deverão ainda participar da conversa aberta ao público, prevista para o final do projeto.

Período de inscrição: 16 de Maio até 23h59min a 21 de Maio de 2019.
Divulgação dos artistas selecionados: 23 de Maio de 2019

Período de Residência Artística: 26 de Maio a 4 de Junho de 2019

Importante:
O nome do proponente deve constar obrigatoriamente no título de todos os arquivos enviados, como nos exemplos: pedro.silva_resumo.pdf ou pedro.silva_portfolio.pdf.

O resultado da seleção dos artistas residentes será enviado por email para todos os inscritos e divulgado na página do projeto Organicidades no Facebook. http://www.facebook.com/organicidades

Importante: o ato de envio da inscrição por meio deste formulário implica na total concordância com os termos acima dispostos.

Em caso de dúvidas sobre o processo de inscrição, entre em contato através do email: organicidades@gmail.com